quarta-feira, 1 de maio de 2019

DESENHAR! HÃ? - SINOPSE


2 - SINOPSE


Sessão de desenho de modelo vivo na casa de Art Babbitt. Arquivo pessoal de Barbara Babbit


“É interessante quando se observa um estudante de desenho, atônito, parado, congelado diante da modelo vivo e, da folha de papel em branco. Mas, aí uma mágica parece acontecer.
De repente, é aquele momento em que se percebe a complexa construção que se esconde nessa maravilhosa máquina biológica produzida pela natureza: o corpo humano.
A flexibilidade, a graça e a força muscular que deixam transparecer na epiderme, num só impulso de movimento, infinitas luzes, sombras, claros, escuros, contornos de cores, tonalidades suaves e contrastes fortes revelando, assim, a essência da expressão gráfica e a arte de desenhar.”



“Definitivamente sinto que não podemos fazer coisas fantásticas baseadas no real sem antes conhecermos o real”
I definitely feel that we can not do the fantastic things based on the real, unless we first know the real


Declarou o desenhista Walt Disney durante uma das aulas de modelo vivo, que passaram a funcionar intensamente entre os anos 1934 e 1936, nos estúdios de Burbank, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fonte: www.marel.pro.br (site fora do ar)


*Nota: As aulas de desenho com modelo vivo dos animadores de Disney começaram em 1932, com um artista chamado Art Babbitt - o criador do Pateta, da Rainha Má em 'Branca de Neve', de Geppetto em 'Pinóquio' e dos cogumelos dançarinos em 'Fantasia'. Babbit, que estudava cenas de ação ao vivo para melhor ilustrar os movimentos de seus personagens, iniciou em sua casa sessões de desenho com modelos vivos nuas, onde estudava anatomia humana com Disney e sua equipe.

Texto da nota adaptado de https://www.fastcompany.com/3033246/learning-in-the-flesh-why-disney-sends-its-animators-to-life-drawing-classes, acessado em 1 de maio de 2019, às 16H40.

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