quarta-feira, 1 de maio de 2019

DESENHAR! HÃ? - CRONOLOGIA


5.       CRONOLOGIA DE ACONTECIMENTOS QUE INFLUENCIARAM A LINGUAGEM DO DESENHO


Aproximadamente a 30 mil a.С. foram desenhados signos e figuras em grutas paleolíticas. Por enquanto são os primeiros registros do homo sapiens.

Cinco mil anos a.C. é o tempo provável da existência de algumas esculturas pequenas de barro encontradas numa região onde eram a Suméria e Babilônia.

Por volta de três mil a.С. os egípcios se divertiam com desenhos de animais e grafismos pintados em paredes e papiros.

No ano de 1550 a.C. já existiam: o Livro dos Mortos do Egito, a Grécia, Roma, Bizâncio e o lendário Cavalo de Tróia.

256 а.С. surge na China o primeiro pincel feito com pelos e bambu.

46 - o incêndio destrói a biblioteca de Alexandria.

105 - a China inventa o papel.

400-o nanquim aparece na China.

600 - blocos de madeira são usados para imprimir tecido.

726 - aparece o mosaico bizantino.

900 - inicio da fabricação artesanal do papel.

1100 - papel é fabricado no Marrocos.

1152 – papel é fabricado na Espanha.

1256 - papel é fabricado na Itália.

1296 - um papa católico desejando fazer algumas decorações na Igreja de São Pedro, pediu a vários mensageiros para percorrerem a Itália e assim convidarem os melhores pintores para virem a Roma. Um deles entrou na cabana de um pintor camponês, na Toscana, pois ouvira dizer que ali morava um artista rústico, alegre e extravagante que dividia seu tempo entre o pincel e o arado. Diziam que pintara algumas lindas paisagens. "Sua santidade está chamando todos os artistas. Ele gostaria de examinar o seu trabalho, grande Giotto", disse o mensageiro, que continuou: "Poderemos ver os seus quadros e assim decidiremos quais vamos levar para
mostrar em Roma." Giotto deu uma gargalhada. Enquanto isso mergulhou vigorosamente um pincel num pote de tinta vermelha e com um traço firme, porém negligente, riscou um enorme círculo num pedaço de papel e entregou-o ao mensageiro. "É esse o meu trabalho. Veja. Gosta?", disse. "Que absurdo é esse? Estou aqui numa missão séria." esbravejou o mensageiro, mas mesmo assim, a contragosto, acabou levando a pintura do circulo. Já em Roma, depois de apresentados os trabalhos de todos os outros pintores, o mensageiro falou: "Este trabalho é de um tal Giotto. É um tolo pretensioso, Foi-lhe oferecida uma grande oportunidade e o que ele fez foi apenas este grande círculo vazio." "Diga-me uma coisa, ele teve muita dificuldade no traçar este círculo, sem o auxílio do compasso?", perguntou o papa num tom de curiosidade. "Não. Somente com um mergulho do papel na vasilha e este traço displicente," respondeu o mensageiro. "Bem, bem, não está nada mau este círculo. Na realidade é um círculo bem redondo. Ele deve ter um bom golpe de vista e mão muito firme para fazer isto. Que tipo de homem é esse Giotto?" perguntou. "É um camponês vulgar e feio, mas contam que sabe uma quantidade de anedotas pitorescas. Dizem que pinta um carneiro numa parede ou num pedaço de madeira e como por mágica a mancha imediatamente parece ganhar vida. Mas decerto só os camponeses pensam assim", gaguejou o mensageiro. "Os camponeses sabem o que falam. Eu próprio já ouvi histórias semelhantes sobre esse homem. Quando criança não foi aprendiz de um grande pintor? Dizem que uma vez, enquanto saiu da sala, Giotto pintou uma mosca no nariz de um dos retratos do mestre, que tentou tocá-la quando voltou. É filho de um ferreiro que pastoreava rebanhos de ovelhas nas colinas em Mugello que são muito verdes e o povo de lá bastante simples. Mas de tempos em tempos surge entre eles um homem de visão. Esse homem poderá nos entreter, se não for com seu gênio, ao menos com seus gracejos rústicos. É bom que venha logo!", disse o papa cristão.

1300 - Giotto entra para a História com suas pinturas.

1374 - lay out da primeira bíblia católica e outras publicações com matrizes em xilografia.

1400 - sistemas de desenho e perspectivas são estudados na Europa.

1422 - pinturas a óleo fazem a fama de Van Eyck.

1452 - Nasce Leonardo, na cidade de Vinci, na Itália. Gutemberg inventa os tipos móveis.

1474 - a bíblia de Gutemberg é impressa e entra para a História da civilização moderna.

1498 - o pintor Alberto Durero, nascido em 1471 em Nüremberg na Alemanha, consegue uma posição social elevada com a publicação de xilografias sobre o apocalipse.

1500- época do Renascimento e de grande ebulição cultural na Europa. Expoentes como Miguel Ângelo, Holbein, Durero e Leonardo da Vinci. Os portugueses, a maioria católicos, chegam ao Brasil para conquistar e catequizar os índios tupis.

1519 - a câmara escura foi inventada para facilitar e deixar mais realistas as pinturas de paisagens e para o estudo da perspectiva.

1576 - o papel é fabricado na Rússia.

1620 - Whilhelm Blaew, em Amsterdam, fabrica o primeiro prelo, base para futuras impressoras.

1654 - Kircher inventa a lanterna mágica que movimenta sombras de desenhos.

1690 - papel é fabricado industrialmente nos EUA.

1777 - Francisco Goya é pintor influente na Espanha.

1789 - a Revolução Francesa-mudou o sistema de governo da França. A burguesia tira o poder da monarquia assume e proclama a república através do sufrágio universal, ou seja, o voto. O burguês, indivíduo que sempre se caracterizou por não exercer trabalho braçal ou artesanal, agora governa. Mais do que nunca precisa de alguém para executar as tarefas corriqueiras. Obriga a divisão do trabalho enquanto o "por favor" e o "graças a deus" se transformaram em palavras de uso hegemônico, tanto para abrir ou para fechar frases. O relógio passa a contar o tempo de trabalho do outro que é a fonte de suas porcentagens e lucro. Negar o ócio, fazer um negócio, na defesa e multiplicação do que acumularam com o trabalho dos empregados parece ser o único desconforto na doce vida burguesa.

1796 - na França, o retratista Nicolas Santiago Conté, na falta de grafite para desenhar por causa de uma guerra com a Inglaterra, prepara uma mistura de pó de grafite e argila derretida aplicada num canal feito no interior de um pedaço de madeira de cedro. Assim inventou o lápis, que ele mesmo numerou: 1, 2 e 3 de acordo com a maior ou menor dureza do grafite.

1811 - Friedrich Köenig, nascido na Alemanha, constrói com André Bauer a primeira impressora cilíndrica para o Times, nos EUA, produzir 800 folhas por hora.

1820 - o pintor Goya lança uma série de gravuras sobre as conseqüências das guerras na Espanha.

1822 - na França, a primeira fotografia com Niepce.

1829-Claude Genoud inventa a estereotipia que possibilitaria a impressão em alta velocidade.

1834 - nasce em Paris, Edgar Degas que entra para a História pela qualidade de suas pinturas de bailarinas, mulheres desnudas, gente de teatro, music hall, ambientes de ballet e de circo.

1839 - nasce na França o pintor Paul Cèzanne.

1840 - o alemão Göttfried Keller descobre o processo de fazer papel a partir da polpa de madeira.

1843 - Lapierre, na França, inventa uma lanterna mágica que projeta sombras e efeitos óticos.

1847 - o americano Robert Hoe aperfeiçoa a máquina rotativa de Köenig e roda o jornal Philadelphia Ledger com uma produção de dez mil cópias por hora.

1847 - na França, Gustave Doré lança álbum com ilustrações com o mito dos trabalhos de Hércules.

1850 - o francês Gillot patenteia o processo de fazer clichês fotográficos

1855 - Gustave Doré grava em metal reportagem sobre a guerra da Criméia ilustrada com desenhos.

1855 - fotos coloridas em estereoscópio viraram sucesso na França.

1866 - começa a funcionar um cabo submarino transatlântico ligando a América do Norte a Londres e daí para a India e o Oriente para transmissão de informações tipo telegráficas.

1867 - primeira rotativa francesa para imprimir 20 mil exemplares por hora do Petit Journal.

1870 - Nast desenha o burrinho para o partido democrático americano.

1874 - Nast desenha o elefante para o partido republicano.

1876 - Bell inventa o telefone.

1878 - fotografias instantâneas do movimento do corpo humano e de animais são feitas por Muybridge.

1878 - o fonógrafo é inventado por Edson.

1880 - é fundada a American Press Association que começa a distribuir chapas gravadas com novelas, lustrações e caricaturas para vários jornais assinantes.

1881 - as primeiras leis sobre escola pública, na França.

1882 - escola passa a ser obrigatória e gratuita na França.

1883 - lançamento do semanário Life nos EUA.

1888 - sombras chinesas de Caran d'Ache na França.

1890 - suicídio do pintor Van Gogh, aos 37 anos, com um tiro no peito.
1895 - Lumière na França inventa o cinematógrafo.

1895 - Yellow Kid, com um panfletário camisolão amarelo, desenhado por Richard Outcault para o New York World, talvez tenha sido o primeiro personagem seriado dos comics. Na época, um dos técnicos impressores do mesmo jornal, Benjamin Ben-Day, sugeriu testar a cor amarela no camisolão. Nesse momento nasciam simultaneamente: os comics como concebemos  hoje, com personagens periódicos e seriados; e o termo jornalismo amarelo para designar a imprensa sensacionalista, em busca do sucesso fácil com o público, mais popular e cada vez mais ao alcance da pessoa comum. O camisolão do kid exibia frases panfletárias ou cômicas a cada quadrinho. Todos os personagens viviam em Hogan's Alley, um típico beco nova-iorquino da época. Naturalmente o menino amarelo e sua turma eram contra o establishment. Eram de esquerda.

1904 - nos EUA George McManus desenha estórias de familia no jornal New York World.

1905 - Windsor Mc Kay cria o insuperável Little Nemo in Slumberland com altíssima e insuperável qualidade de desenho para a época. Sua perspectiva e arquitetura chegam a antever o uso das lentes grande angular, o cinemascope e as lentes de 70 mm, coisa que só recentemente a técnica conseguiu alcançar. Foi o primeiro e um dos mais completos desenhistas. Usou e abusou de todos os recursos do desenho em quadrinhos. "Talvez fosse um extraterrestre", comentou certa vez um ilustrador. A maravilhosa saga de Little Nemo foi publicada no suplemento dominical do New York Herald, entre os anos de 1905 a 1911, em formato grande a cores, de página inteira. As estórias aconteciam numa estrutura invariável onde o pequeno Nemo deitava, sonhava e quando acordava era o fim do pesadelo.

1905 - no Brasil, em 11 de outubro, começa a distribuição do primeiro número do Tico Tico, pela editora O Malho, onde a estrela é Buster Brown de Outcault, com o pseudônimo de Chiquinho.


Nenhum comentário: