quinta-feira, 11 de abril de 2019

DESENHAR! HÃ? - APRESENTAÇÃO


1.       APRESENTAÇÃO
Calendário asteca com desenho central da Pedra do Sol

DESENHAR! HÃ? é uma coletânea de ideias que convergem para a expressão gráfica.
DESENHAR! HÃ?  é um documento com algumas considerações acadêmicas e outras popularescas com o intuito de facilitar o ato de desenhar, seja na construção verbal ou no próprio desenho.
DESENHAR! HÃ?  é uma metodologia sobre os rabiscos da figura humana. Uma análise rápida sobre os grafismos que registraram os primórdios da humanidade
DESENHAR! HÃ?   é uma ferramenta de orientação e utilidade para estudantes e professores de desenho, arquitetos, roteiristas, cineastas, técnicos de publicidade, cientistas, industriais da mídia e, ao leitor que tenha especial interesse pelo desenho. Facilita o diálogo durante o processo de desenvolvimento da linguagem na aprendizagem do desenho e construção da figura do corpo humano.
DESENHAR! HÃ? é uma mostra que o ato de desenhar exige poder de decisão em várias instâncias que envolvem psicologia, polÍtica, antropologia, sociologia, moda e outras.
Desenhar! Hã? é um transparecer revelador de que a construção da linha flui entre incontáveis sins e nãos na mente de quem desenha.
DESENHAR! HÃ?  é um diálogo íntimo para revelar que só se aprende desenhando. Afirma que o desenho é uma possessão no momento em que nos apropriamos do objeto desenhado.
DESENHAR! HÃ?  é transformar o ver e o assistir enquanto questionamento entre o que será ou não perpetuado no desenho. A arte do desenho vai transformar ou perpetuar idéias e valores culturais. A História mostra modificações em símbolos, signos e sinais que vão se agregando e originando outros. E, assim, o uso permanente de determinados signos garante a perpetuação desta ou daquela cultura dominante. As mais competitivas vão impondo seus gostos pessoais sobre as outras.
DESENHAR! HÃ?  valoriza a dúvida e confirma que a moderna civilização é um caldo cultural resultante das três culturas mais competitivas e dominantes: o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. Astecas, maias, incas, índios, tribos espalhadas pela África, Ásia e muitas outras culturas, talvez possuidoras de preciosos e valiosos conhecimentos, foram forçadas a entrar num rápido processo de extinção, autodestruição ou mesmo sendo totalmente absorvidas ou engolidas.

Fonte: www.marel.pro.br (site fora do ar)


Nenhum comentário: