domingo, 24 de dezembro de 2023

OS GÊMEOS XIFÓPAGOS


Tem certas coisas na vida que depois que vemos, não tem como "desver". Parece que as imagens de coisas fora do ordinário, se vistas durante a infância,
  nunca mais se apagam de nossa mente. Quando eu era moleque (em 1987), por exemplo, uma das coisas deste tipo que vi, pessoalmente, foram dois bebês gêmeos xifópagos.

Gêmeos são xifópagos quando nascem com alguma parte do corpo coladas um no outro. Eu tinha pouco mais de 10 anos, quando fiquei sabendo dos “meninos que nasceram grudados”. A casa onde eles estavam hospedados era pertinho da minha rua. Me juntei a um monte de outras crianças curiosas da vizinhança para ir ver os dois de perto.

Os pais deles eram pessoas humildes que vieram do interior da Bahia em busca de algum tipo de tratamento para o caso deles. Lembro que cada um de nós levou algum alimento não perecível, feijão, sal, açúcar, arroz, macarrão, para ajudar a mãe dos gêmeos. Tinha uma fila enorme pra ver os dois. As pessoas entravam em grupos, ficavam lá dentro alguns minutos e saíam.

O que vimos lá foi um choque para nossas mentes de criança. Observávamos as duas crianças grudadas, se movimentando e balbuciando como outras crianças da idade deles. Enquanto isso imaginávamos como eles deveriam mijar, cagar, mamar, como fariam para andar quando crescessem, estas coisas.

Nunca soube do desfecho do caso dos gêmeos xifópagos. Se eles fizeram ou não a cirurgia que os separaria um do outro.O caso saiu até em um jornal na época (Correio Braziliense) , que publicou um desenho que buscava reproduzir os gêmeos. O cara que desenhou decerto fez o desenho a partir de descrições que leu e/ou ouviu.




Nenhum comentário: