quarta-feira, 1 de julho de 2020

FIGURINHAS CALAFRIO



Este álbum de figurinhas foi um de meus preferidos. “Figurinhas monstruosas transadíssimas” e “um horror de coleção”, com estas chamadas FIGURINHAS CALAFRIO chamava para si a atenção da molecada. 


FIGURINHAS CALAFRIO foi lançado em 1989 pela Multi Editora e contava com 220 figurinhas. Como o nome do álbum indica, a temática do álbum era uma coletânea de imagens horripilantes relacionadas ao universo do terror, como caveiras, monstros, etc.


O álbum tinha até comercial na TV. Decerto porque a Multi Editora não trabalhava com gibis como a Editora Abril. A Abril podia se dar ao luxo de anunciar os álbuns de figurinhas por ela lançados nos gibis que ela própria publicava.


O plano de fundo das páginas era ilustrado com figuras horrendas como morcegos, lobisomens, monstros aquáticos, árvores secas, dragões, demônios, monstros humanóides com clavas, lanças ou outras armas nas mãos e corpos decapitados. 



Estas cenas dividiam espaço com as figurinhas, que traziam dois tipos de imagens: 1) monstros cartunizados acompanhados de frases cômicas ou 2) seres grotescos, porém desenhados de forma mais realista, como serpentes, águias, unicórnios, dragões e em sua grande maioria, caveiras.



Os colecionadores deste álbum eram unanimemente, meninos. Lembro que as meninas não gostavam nadinha desse tipo de figurinhas. Preferiam aquelas mais afrescalhadas tipo "Ser Feliz", "Amar é" , etc.

Nenhum comentário: