segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Jô Oliveira comentou meu trabalho!


Quando abri meu e-mail ontem, tive uma surpresa que me deixou feliz da vida: o Jô Oliveira viu e comentou meu trabalho! É sempre bom ouvir elogios ao nosso trabalho, mas as críticas também fazem parte do aprendizado. Me amarro no trabalho dele e pra mim, receber um comentário de alguém do naipe dele é muito importante. Se a opinião de um amador já acrescenta ao nosso trabalho, imagina a opinião de um profissional!
Abaixo a transcrição do comentário dele:

"Amigo Adriano,
Antes de qualquer coisa aceite os meus parabéns. O seu esforço de conquistar um espaço é louvável. Continue assim. Como você me pediu uma opinião estou lhe enviando. Não há dúvida que você sabe desenhar e parece uma pessoa com vontade de melhorar. Sugiro que levante voos mais altos. Que tal começar a estudar a História da Arte? A verdade está nos grandes mestres do passado. Ninguém até hoje superou os mestres da Renascença. É verdade que alguns até igualaram... Procure sites no Google sobre ilustração. Não se limite a alguns poucos vá sempre atrás de outros. Frequente livrarias. Você não precisa comprar nada. Passe uma tarde na Livraria Cultura, pelo menos uma vez em cada mês. Não se esqueça da FNAC e nem da Saraiva. Cuidado com os apelos do Mangá. Ser desenhista de mangá vai fazer você apenas um copiador. Tente se livrar dessas influências que são bem visíveis no seu trabalho atual. Procure referências culturais. De preferência brasileiras. Não ignore o que há de bom nas outras culturas, nos outros povos. Queira sempre mais e amplie sempre os seus horizontes. Hoje isto é possível. A internet está ao seu alcance. Desejo-lhe muito sucesso.
Abraço,
Jô Oliveira"


Pra quem não conhece o cara:
"Jô Oliveira nasceu em Itamaracá, Pernambuco, em 25 de março de 1944 e se formou em Comunicação Social pela Escola Superior de Artes Industriais, na Hungria. Jô é uma referência do Brasil no exterior. Seus trabalhos foram publicados em vários países da Europa e nos mais diversos formatos: de edições especiais em universidades da Hungria até dividindo as páginas da conceituada revista Linus com nomes como Guido Crepax, Hugo Pratt, Milo Manara, entre outros. Hoje, Jô passa parte do ano fazendo exposições, até no Japão.Aqui ele ficou conhecido por ilustrar livros didáticos e infanto-juvenís, como Kuarup - A Festa dos Mortos e a versão de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Jô Oliveira virou até nome de biblioteca em Brasília, onde vive atualmente."
Tive o prazer de vê-lo pessoalmente e aprender um pouco com ele, em 2007 participei da oficina "ILUSTRAÇÃO DE LIVRO INFANTIL E FIGURAÇÃO NARRATIVA", que ele ministrou no Conjunto Cultural da Caixa Econômica (DF). Ele me mostrou altos originais de trabalhos dele e algumas revistas com quadrinhos feitos por ele e publicados na Itália, o Hans Staden, por exemplo, saiu aqui no Brasil (em preto e branco) muitos anos depois de ser publicado na Itália (em cores). Tive em minhas mãos uma edição italiana em cores de Hans Staden, entre outros trabalhos de ótima qualidade publicados por lá também... tinha um deles prefaciado pelo Hugo Pratt...
Valeu, Jô!
vou seguir teus conselhos!

Um comentário:

Além do nome sobrenome. disse...

Olá Adriano!!!

O mais legal destas estórias todas é que você segue o caminho do seu coração, faz o que já está no sangue. Desde que te conheço o desenho te acompanha .. (vixe.. faz tempo hein). É isso amigo, parabens!! A propósito, os conselhos que Jo Oliveira servem também para mim e para quem quer que se digne fazer arte.

creçamos!